Óleos para Carro

Saiba mais sobre nossos óleos lubrificantes para carros.

Os lubrificantes são indispensáveis para o bom funcionamento do veículo, mas a escolha do produto mais adequado costuma ser um momento confuso, que gera muitas dúvidas em relação ao tipo, viscosidade e desempenho. Apesar de as recomendações estarem especificadas no manual do carro, é importante entender a diferença entre os óleos para poder fazer a melhor escolha na hora da compra. Conheça então as principais diferenças entre eles:  

Viscosidade (SAE)

Uma das características mais importantes do óleo, a viscosidade é definida como a resistência ao escoamento, e diz respeito à velocidade com a qual o fluido irá se movimentar para trazer benefícios como a redução de desgastes no motor e melhor rendimento e partida.

Precedidos pela sigla SAE, que corresponde à Sociedade Americana de Engenheiros, os números indicam as temperaturas que os óleos conseguem suportar, sendo que, quanto maior o número, mais viscoso, e mais resistente ao calor ele será. A escala é composta de dois números, sendo que o que vem acompanhado da letra W corresponde à baixa temperatura, enquanto o que não tem indicação com letras diz respeito às altas temperaturas.

Desempenho

As siglas API e ACEA, que costumam aparecer dizem respeito às entidades que avaliam o desempenho e a qualidade dos lubrificantes.

Tipos

Obtido a partir da junção de componentes do petróleo e aditivos, o óleo mineral é o mais comum e, geralmente o mais barato. Funcionando bem em carros antigos e movidos à gasolina ou diesel, eles necessitam de trocas mais frequentes.

Os lubrificantes sintéticos, por sua vez, são fabricados a partir da mistura de diferentes componentes químicos feitos em laboratório e, por isso, costumam ser mais caros, mas ter mais durabilidade e melhor desempenho. Esse tipo de óleo também costuma ajudar na economia de combustível e funciona bem em condições severas de temperatura e trânsito.

Ainda que você tenha conhecimentos sobre o assunto ou receba recomendações em oficinas mecânicas e postos de gasolina, é importante sempre verificar o manual do veículo antes de comprar um lubrificante, uma vez que o produto inadequado pode causar danos. Para conhecer as opções da Total de lubrificantes para carros, clique aqui.

X

Ao continuar a navegar neste website, você aceita o uso de cookies ou outros marcadores para as estatísticas de visitas para optimizar a funcionalidade do site.  Para mais informações e configurações