Skip to content

14/06/2018 Notícia

CONHEÇA MAIS SOBRE O CABEÇOTE DO MOTOR.

Cabeçote do Motor e seus tipos

Conheça tudo sobre o cabeçote do motor

Você já parou para pensar como seu motor continua funcionando mesmo após várias horas de estrada? Ele esquenta bastante ao trabalhar por tanto tempo, mas graças a algumas peças, como o cabeçote do motor, o funcionamento correto é garantido.

Para você ter uma ideia, a maioria dos motores é de combustão interna, o que significa que a queima de combustível é realizada dentro de suas peças. Para que o motor fique estável, depois de tanto esforço e temperatura elevada, o cabeçote do motor entra com sua função de refrigeração, conduzindo a entrada necessária de ar e combustível para dentro dos cilindros, evitando o superaquecimento. Essa peça é indispensável para o funcionamento do motor, gerenciando a admissão de ar e o escape do mesmo através de válvulas.

Responsável pela transmissão térmica e de combustível, é claro que o cabeçote não poderia ser feito com um material qualquer, afinal ele deve ser resistente. Geralmente, ele é composto pelo mesmo material do bloco do motor, mas para motores de alto rendimento, o uso do alumínio para sua composição também é muito comum. Ambos os materiais são bem eficientes para a realização de sua tarefa.

Veja: Óleos para Carros

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de cabeçote e suas funções.

Cabeçotes Flathead

Desenvolvido pela Ford, o V8 flathead praticamente não tinha cabeçotes. A válvula ficava alojada no bloco do motor, acima disso ficava a tampa onde eram encaixadas as velas e também havia entalhado um espaço para as válvulas abrirem para a câmara de combustão receber a mistura de combustível e ar.

CABEÇOTE DE MOTOR FLATHEAD

 

Cabeçote OHV

O Over Head Valve (Válvula em cima do cabeçote) - OHV são cabeçotes usados nos primeiros projetos dos motores V8. A partir de varetas o comando de válvulas aciona as outras válvulas no cabeçote do motor. Por não permitir os grandes regimes de rotação, acabou se tornando obsoleto.

Veja: O papel do óleo lubrificante e a importância de sua qualificação

Cabeçote OHV

 

Cabeçote OHC ou SOHC

Os cabeçotes OHC apresentam a possibilidade de maior precisão e eficiência pois seu acionamento é direto. No caso do SOHC, a diferença ocorre pois o cabeçote possui um único comando de válvulas.

Comparando com os cabeçotes anteriores, essas mudanças permitiram maior rotação dos motores.

Cabeçote OHC ou SOHC

 

Cabeçote DOHC

O Double Overhead Camshaft (Duplo comando de válvulas no cabeçote) - DOHC proporcionou economia e performance a partir dos dois eixos de comando de válvulas distintos. Foi então possível o desenvolvimento do “comando de válvulas variável”.

Agora que você sabe da importância do cabeçote do motor, é bom dar uma olhadinha no do seu carro, não é? Dê uma passada na QAS mais próximo de você para trocar o óleo e conferir os outros fluídos do motor, porque segurança está sempre em primeiro lugar.

Cabeçote DOHC