Skip to content

10/06/2018 Notícia

DICAS PARA VIAGENS DE MOTO

Você está prestes a viver a adrenalina sobre duas rodas na estrada? Então, fique ligado porque a Total separou algumas dicas essenciais para você se prevenir das surpresas desagradáveis, e ter uma viagem tranquila.

Nada se compara com aquela sensação libertadora de quando o vento bate no rosto enquanto se dirige uma moto. Mas, como a vida não é feita só de prazeres, antes de ir para uma aventura na estrada sobre duas rodas, é necessário tomar alguns cuidados básicos de segurança, para evitar futuros imprevistos e ter uma viagem mais confortável. Sabendo disso, a Total separou algumas dicas essenciais para uma preparação ideal antes de ir para uma viagem na estrada com sua moto. Confira a seguir:

Check-up geral

  • Tenha certeza de que os freios, embreagem e acelerador estejam firmes e funcionando perfeitamente;
  •  Verifique   o sistema de iluminação.  Garanta que farol, lanternas e setas estejam funcionando corretamente. 
  •  A verificação do óleo e dos fluidos é essencial. Além de contribuir para a segurança, eles evitam o desgaste das peças, limpam o motor e ajudam na economia de combustível.  O óleo deve estar no volume correto, assim como os fluídos de arrefecimento e do freio. Não se esqueça de conferir os produtos Elf, especialmente desenvolvidos para garantir maior potência e proteção para o motor da sua moto.
  • O conjunto de transmissão não deve ser esquecido também! Dê uma conferida na folga da corrente e garanta que ela esteja bem lubrificada a cada 500 km, principalmente se você for passar por alguma estrada de terra.

Manutenção dos pneus

  • Não pegue a estrada com os pneus desgastados!  Verifique se eles estão em boas condições antes de viajar.
  • Fique ligado também na calibragem! Ela deve ser ajustada para garantir a estabilidade, principalmente em caso de chuva.

Bagagens

  • Leve somente o essencial! O excesso de bagagem pode se tornar um transtorno, além de perigoso, pois está diretamente ligado ao equilibro da moto, principalmente nas curvas.
  • Se você tem alforges, malas laterais ou bolsa de tanque, você já sai no lucro. Mas, se você não tem nenhum desses itens, relaxa! É aconselhável que você use elástico ou redes para prender sua bagagem na parte de trás do banco. Só garanta que tudo esteja bem preso.

Não esqueça do básico!

  • Agora que você passou pela parte mais difícil, não se esqueça dos equipamentos de segurança!  O uso de capacete, luvas, botas com boas solas e proteção nos tornozelos é essencial.
  • Evite rodar com pouco combustível. É melhor evitar os imprevistos, nem todos os locais contam com uma boa rede de postos de gasolina na estrada.  
  • Planeje seu roteiro! Verifique as condições das estradas, distâncias e disponibilidade de hotéis e postos de combustível que terá pelo caminho.

Agora que você já verificou todos estes itens é hora de se aventurar!