Skip to content

01/06/2018 Notícia

Diferença entre lubrificantes para motor de carros e de motos

Sabemos que tanto os carros quanto as motos necessitam do óleo lubrificante para se manter em pleno funcionamento, pois ele garante proteção, performance e redução de desgaste para ambos. Visto isso, notamos que grande parte dos proprietários de veículos e demais interessados no assunto, tem a seguinte dúvida: "Existe diferença entre os óleos lubrificantes de carros e motos?". E para responder essa questão, a Total Brasil trás sua expertise para te deixar por dentro do assunto.

Os óleos lubrificantes não são iguais, e cada produto apresenta suas características específicas que o distinguem dos demais. Pode-se observar que tanto os óleos lubrificantes de moto quanto os de carro parecem semelhantes, porém eles apresentam diferenças significativas em sua composição que determinam o funcionamento e a performance do produto quando posto em serviço.

A principal diferença entre as duas categorias está na viscosidade do produto e no pacote de aditivos, que são formulados para atender as especificidades de cada modelo e os requisitos da montadora, afim de gerar o melhor desempenho para o veículo.  Outro ponto importante a se levar em conta é o fato de que os óleos lubrificantes das duas categorias serem regulamentados pela mesma API, e que ainda sim não os torna semelhantes, pois os óleos lubrificantes de motos possuem uma aditivação diferenciada, já que na maioria das motos a caixa de câmbio e a embreagem participam do sistema de lubrificação junto ao motor. Desta forma, quando utilizamos um óleo lubrificante para uma categoria de veículo em outra, estamos utilizando um produto que não atenderá aos requisitos necessários para atingir uma boa performance, podendo até danificar o sistema.

A Total Brasil ressalta a importância de utilizar o óleo lubrificante especificado no manual da montadora, pois ele atende às necessidades do sistema de lubrificação do veículo, proporcionando uma boa performance e sendo a melhor forma de garantir o desempenho desejado.

Agora que você já sabe as diferenças entre os lubrificantes, conheça os produtos para carros e motos das linhas Total Quartz e Elf, e mantenha seu carro ou sua moto em pleno funcionamento com os lubrificantes que tem a melhor qualidade comprovada.

Conheça nossos produtos