Skip to content

14/08/2018 Notícia

O que é óleo SAE?

Descubra o que é óleo SAE

Já explicamos, em outras publicações, que a viscosidade de um óleo tem um papel importante nas oscilações de temperatura. Ela é indicada na embalagem dos lubrificantes pela representação númeroW-número e sua padronização é feita pela SAE.

Quer saber mais sobre viscosidade? Clique aqui!

No entanto, a grande dúvida que talvez tenha restado é: quem ou o que é esse tal de SAE?

Bem, nós te explicamos. Trata-se, na verdade, de uma sigla (como você já deve ter imaginado). É a Society of Automotive Engineers ou, como é chamada aqui no Brasil, a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, uma organização criada em 1905 para padronizar e normatizar itens relacionados ao setor automotivo, sejam eles: comerciais, industriais ou automobilísticos. Hoje, soma-se também às atividades da Associação a regularização do setor aeroespacial.

Seu critério de definição da viscosidade do óleo a baixas e altas temperaturas (aquele negócio de 15w - 40 etc) é, talvez, o trabalho mais conhecido da Associação, mas, além dele, existem muitas outras atividades sendo realizadas. Por exemplo, além das tarefas citadas anteriormente, a SAE também organiza simpósios, colóquios, cursos e eventos técnicos para trabalhadores do setor e desenvolve, por meio de seus colaboradores e associados, uma série de publicações técnicas, históricas e estatística, para divulgar os desenvolvimentos mais recentes da indústria.

Mundialmente o número de associados é de 140 mil engenheiros, técnicos e especialistas de mais de 65 países. Como no Brasil, onde a SAE também está presente, desde 1991, e já soma mais de 6 mil associados e pelo menos mil voluntários.

Escolhendo o óleo SAE adequado

A escolha do óleo SAE adequado para seu veículo ou equipamento depende das recomendações do fabricante. O manual do proprietário geralmente especifica o tipo de óleo recomendado, levando em consideração fatores como a temperatura média de operação e o tipo de motor.

Ao escolher o óleo SAE, é importante considerar o ambiente de operação. Se você vive em uma região com temperaturas muito baixas, pode ser necessário usar um óleo SAE com uma classificação de viscosidade menor para garantir a partida do motor em condições frias. Por outro lado, em climas quentes ou se você está operando em condições de alta carga ou velocidade, um óleo SAE com uma classificação de viscosidade mais alta pode ser necessário para proteger o motor adequadamente.

Além disso, é essencial usar óleos de qualidade e seguir as recomendações de troca de óleo do fabricante. A escolha de um óleo SAE de baixa qualidade ou a falta de manutenção adequada do lubrificante podem resultar em danos ao motor, aumento do consumo de combustível e redução da vida útil do equipamento.

Bem, agora você já sabe quem é o responsável por dar nome aos bois ou, nesse caso, aos lubrificantes. Se quiser saber mais ou até entrar em contato com eles, clique no link a seguir: http://portal.saebrasil.org.br

E se você ficou perdido e ainda não sabe como ler um rótulo de embalagem de lubrificantes, clique aqui!