Quando trocar o óleo do carro?

em qual momento você deve trocar o óleo do seu carro.

Uma pergunta muito frequente é “quando devo trocar o óleo do meu carro?”, afinal essa é uma preocupação a ser considerada, uma vez que o lubrificante altera suas propriedades com o passar do tempo, não garantindo mais a proteção adequada para as peças do motor e o desempenho ideal do seu carro. É essencial, portanto, ficar atento e, observar os prazos por quilometragem ou tempo de uso para fazer sua devida troca, no momento certo.  Ainda não sabe quando trocar o óleo do seu carro? Não se preocupe! Estamos aqui para te auxiliar.

É recomendado sempre que possível verificar o nível do óleo quando for abastecer seu carro, sempre antes aguardando alguns minutos com o motor desligado em terreno plano. A maioria das pessoas, no entanto, faz a troca apenas de acordo com a quilometragem, o que algumas vezes pode não funcionar. Alguns outros fatores também influenciam o momento da troca, fique atento!

Carros que rodam pouco

Para os carros que não estão sempre no trânsito, ou não estão expostos às altas variações de temperatura, a troca de óleo pode ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros com lubrificante sintético ou anualmente é uma boa prática. Nesse caso, se você seguir as revisões corretamente, já fará a troca de óleo quando você levar seu carro. A TOTAL tem a gama QUARTZ INEO e ELF EVOLUTION com as principais aprovações e homologações que o mercado necessita.

Carros usados frequentemente

Se você utiliza seu carro diariamente, como por exemplo, para trabalhar, aí já é outra história, porque você com certeza enfrenta mudanças de temperaturas mais bruscas, e  passa mais horas no trânsito, exigindo mais do motor. Nesse caso, é recomendado fazer a troca a cada 5 ou 7 mil quilômetros, o que equivale praticamente a um semestre. A TOTAL tem a gama QUARTZ 9000 e 7000 e ELF EVOLUTION 900 e 700 com as principais aprovações e homologações que o mercado necessita.

 

Óleo mineral x óleo sintético

Para cada carro, há uma recomendação de tipo de óleo específico, ao qual as montadoras indicam em seus manuais as especificações de viscosidade (0W-30,  5W-30, 10W-40 etc) e o nível mínimo de desempenho (API / ACEA / ILSAC),  o que consequentemente, influencia os períodos de troca. No caso do óleo mineral, a troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros,  já o óleo sintético tem uma vida útil mais longa, podendo ser trocado a cada 10 mil. Portanto, fique atento também a este detalhe!

Bom, agora que você já sabe, não dá para ficar de bobeira! Caso seu carro já possua a luz indicativa de óleo no painel, fique sempre de olho. Vale também lembrar que é sempre ideal fazer aquela consulta básica no Manual do Proprietário, afinal para cada modelo existem algumas variações. Agora que você já está mais atento à proteção do seu carro, pode continuar suas viagens com maior tranquilidade!

A TOTAL Lubrificantes tem a linha completa de fluidos que seu veiculo precisa, óleo lubrificante para motor, óleos de transmissão manual e automática, fluido de arrefecimento, fluidos freio e graxas.

Você conhece os ROCs, os postos de troca rápida de óleo da Total? Descubra se existe uma unidade sua cidade e não deixe de fazer uma visita! Oferecemos profissionais experientes, serviço de extrema qualidade e a garantia de qualidade dos produtos da Total. Conheça mais sobre os nossos ROCs!

X

Ao continuar a navegar neste website, você aceita o uso de cookies ou outros marcadores para as estatísticas de visitas para optimizar a funcionalidade do site.  Para mais informações e configurações