14/12/2018 Notícia

COMO SE PREPARAR PARA SUA VIAGEM? - TOTAL BRASIL

O final de ano está cada vez mais próximo e, junto dele, o recesso e férias escolares. Essa época é perfeita para viajar com amigos e familiares, mas antes responda: Como você planeja sua viagem?

Cair na pista é uma experiência bastante agradável, mas ela também pode nos pregar algumas peças. Já imaginou ficar sem gasolina, encarar um pedágio sem dinheiro ou até mesmo enfrentar problemas mecânicos? Ameaças assim sempre estão presentes durante uma viagem, mas, com um bom planejamento, podem ser prevenidas!

A seguir, fizemos uma pequena lista com 5 dicas de como se preparar para sua viagem. Assim, você poderá viajar tranquilo e sem surpresas! Confira:

Fique atento ao combustível

Você sabe qual é a autonomia do seu veículo para cada litro de combustível utilizado? Essa é uma informação importante para te ajudar a calcular quando você vai precisar abastecer para evitar ficar no acostamento.

Em carros mais novos essa é uma informação presente nos painéis, mas nos mais antigos o negócio é fazer uma simples continha. Encha o tanque do seu veículo e zere o hodômetro parcial. Aí, na próxima parada para abastecer, basta calcular a quantidade de combustível que entrou para encher novamente o tanque e a quilometragem que você rodou. Com isso você tem uma média de gasto, baseada em como você utiliza o seu carro. No manual do veículo você também pode encontrar essa informação, mas como a qualidade do asfalto, a temperatura e a forma de condução contam bastante, é melhor fazer sua própria medição.

Liste os pedágios

Quando pegamos uma estrada desconhecida, muitos mistérios aparecem pela frente. Alguns deles podem ser ótimas histórias, outros um pedágio inesperado. Antes de viajar, pesquise a rota e tente se informar do número de pedágios presente no percurso - nesse site você pode calcular suas rotas, por exemplo, sabendo quanto vai gastar de acordo com os eixos do veículo em cada um deles. E lembre-se sempre de levar dinheiro a mão e a mais do que o necessário, para possíveis emergências, surpresas ou desvios de rota.

Previna-se de problemas mecânicos

A grande maioria dos problemas mecânicos de uma viagem acontece por falta de revisão do veículo. Chegar os freios, o óleo, nível de água e outros itens de segurança é um grande passo para evitar qualquer imprevisto e manter a segurança de todos. Passando nos Roc’s, os postos de Troca de Óleo Rápida da Total, você troca o óleo e ganha uma revisão de até 15 itens de segurança do seu automóvel.

Andar com o estepe em dia e com as ferramentas de segurança (triângulo e chaves) também é fundamental, assim como um extintor em dia.

Faça paradas para descansar

Para que sua viagem não se transforme em algo cansativo e tedioso, reserve um tempinho para fazer paradas. Esticar as pernas é muito importante, tanto para o motorista quanto para os passageiros. É bem bacana procurar, em aplicativos de mapas, localizações previamente sinalizadas na estrada para que você e sua turma possam fazer uma pausa, comer algo e utilizar o banheiro. Mas é claro, antes de encostar dê uma boa olhada no ambiente, verifique se atende suas necessidades e se lhe parece seguro.

Fique atento aos limites de velocidade e sinalização

Todos sabemos que atualmente existem diversos aplicativos que podem te ajudar com o caminho e as velocidades permitidas, porém, não conte apenas com eles! Lembre-se que é fundamental estar atento às sinalizações nas pistas. Afinal, cada uma terá sua particularidade, desde a travessia de animais ou uma curva mais perigosa. Sem falar dos limites de velocidade e dos radares. Por isso, sua atenção é importantíssima para a proteção de todos, inclusive do seu bolso!

Com todas essas dicas sobre como se preparar para sua viagem, você já está pronto para cair nas pistas! Agora é só se divertir e tomar cuidado no trânsito.