A primeira pintou-se de celeste

Faz  100 anos disputava-se a primeira edição do torneio continental  onde o Uruguai  ficava com o troféu. O certame realizou –se na Argentina, em comemoração do centenário da Independência,  contando  com a presença de  quatro seleções. Foi também durante a competência que se fundou a CONMEBOL.

A primeira  pintou-se de  celeste

O Campeonato Sudamericano de Seleções de 1916, nome pelo qual foi chamado na época  este torneio, foi a primeira edição  da Copa América . Será em 2016,  nesta  edição especial nos Estados Unidos,  que vão se comemorar  100 anos daquele acontecimento.

Naquela edição, as seleções que participaram  foram as de: Argentina, país anfitrião,  Uruguai, quem resultou campeão,  Brasil e  Chile. A disputa do torneio coincidiu com os festejos pelo  centenário da Declaração da independência da Argentina.

A Copa foi disputada entre os días  2 e 17 de julho e, no meio da compêtencia,  fundou-se a Confederação Sudamericana de Futebol (CONMEBOL), em 9 de julho.

foram escolhidos para os encontros os estádios do:  Racing, que tinha capacidade para 20.000 pessoas, e  G.E.B.A, com capacidade para 18.000 pessoas.

A modalidade da competência foi  “todos contra todos”, e a  seleção” Charrúa “ se impôs com dois triunfos e um empate. Primero venceu o Chile  4-0  , depois venceu  ao  Brasil 2-1  e finalmente empatou sem gols com  à Argentina, que ficou em segundo lugar com uma vitória (6-1 a Chile) e duas igualdades (1-1 com o Brasil). No encuentro restante, brasileiros e chilenos terminaram 1-1.

Após 100 anos, continua-se escrevendo a história.

Qual será o país afortunado que irá  erguer o cobiçado troféu  nesta nova edição?

 

 

X

Ao continuar a navegar neste website, você aceita o uso de cookies ou outros marcadores para as estatísticas de visitas para optimizar a funcionalidade do site.  Para mais informações e configurações