Skip to content

01/03/2019 Notícia

Conheça as rainhas do asfalto!

Descubra quem são as rainhas do asfalto

Pensar que mulheres e o automobilismo não combinam é um erro grosseiro, além de um grande desconhecimento da história e da participação delas nas principais competições do planeta. Sendo assim, para evitar que isso aconteça e já aproveitando para relembrar de alguns dos nomes dessas lendas, fizemos essa lista para você, com algumas das personagens históricas que conquistaram espaço e gravaram seus nomes nas principais competições do planeta.

Maria Teresa de Filippis

Para começar nossa lista nada melhor do que o nome de Maria Teresa de Filippis, primeira mulher a participar da categoria máxima do autoesporte mundial, a F1. Sua estreia oficial, embora não tenha conseguido a classificação, se deu no Grande Prêmio de Mônaco, em 1958, enquanto que sua primeira participação real em corrida aconteceria no Grande Prêmio da Bélgica do mesmo ano, onde nossa personagem conquistou a décima posição.

Maria Grazia Lombardi

Lella Lombardi, como era conhecida, também foi uma pilota muito importante para a F1. Ela estreou na competição em 74, anos após Maria Teresa, e ganhou destaque por ser a primeira mulher a pontuar na categoria, com o sexto lugar que conquistou no GP da Espanha de 1975. Anos depois de sua saída da F1, Lella ainda participaria de competições de peso como a NASCAR e o Gran Turismo, ao lado de uma outra pilota dessa lista: Marie-Claude Charmasson.

Jutta Kleinschmidt

Os amantes das competições offroad conhecem bem a segunda personagem da nossa lista. Afinal, Jutta Kleinschmidt escreveu seu nome da história do esporte ao ser a primeira mulher a vencer o Dakar, ainda em 2001. Não bastasse isso, Jutta ainda é a única pessoa da Alemanha a vencer na categoria de carros da competição, nenhum outro piloto conseguiu repetir esse feito por lá.

Marie-Claude Charmasson

A francesa Marie-Claude Charmasson herdou a paixão da família pela velocidade e, desde cedo, viveu o cotidiano das pistas. No seu extenso currículo de corridas e competições nossa personagem tem vitórias importantes, como as 24 Horas de Spa e as 24 Horas de Le Mans – uma das provas mais tradicionais do automobilismo.

Michele Mouton

Michele Mouton tem uma grande habilidade em fazer história e contribui, até hoje, com o crescimento do Campeonato Mundial de Rally. Ela não só foi a primeira mulher a vencer uma etapa da competição, em 1981, como também conseguiu conquistar o segundo lugar na classificação geral do ano seguinte – perdendo apenas na última prova do ano e por conta de um problema mecânico. Hoje ela auxilia na organização da Corrida dos Campeões, tradicional prova realizada no final da temporada, além de promover o esporte.

Jamie Laura Chadwick

Jamie é a mais nova da nossa lista, mas já esbanja talento pra deixar todo mundo comendo poeira. Ela é a primeira mulher e piloto mais jovem a vencer o campeonato britânico de Gran Turismo, em 2015, com o seu Aston Martin V8 Vantage GT4. Na época Jamie tinha 17 anos.