28/06/2018 Notícia

DIFERENÇA ENTRE ÓLEO MINERAL E SINTÉTICO

Colocando óleo no motor.

Você sabe explicar a diferença entre óleo mineral e sintético? Ou responder qual deles seria melhor para seu tipo de veículo? Algumas dúvidas como essas são frequentes, quando falamos sobre óleo de motor. Conhecer essas respostas é de grande importância para não ocorrer possíveis danos ao seu carro.

Os lubrificantes são compostos por óleos básicos e aditivos. Sua função é permitir que as partes móveis do motor sejam adequadamente lubrificadas, evitando o atrito e consequentemente desgaste e superaquecimento das peças do motor. A diferença entre mineral e sintético está no processo de obtenção do óleo.

Os óleos minerais são obtidos através da separação dos componentes do petróleo, sendo assim, uma mistura de vários compostos e pouco refinamento.

As principais características do óleo mineral são

  • Preço mais acesível
  • Atender às exigências mínimas dos veículos mais antigos;
  • Menor intervalo de troca

 Já os óleos semissintéticos e sintéticos, são obtidos através de reações químicas, havendo um maior controle de produção e qualidade, já que estes são mais puros do que os óleos minerais. Por sua vasta gama de características fisioquímicas, os óleos sintéticos são mais abrangentes, atendendo a diversos tipos de motores.

As principais características dos óleos semi e sintéticos são

  • Maior intervalo de troca
  • Menor teor de enxofre
  • Menor formação de borra
  • Maiorresistência ao envelhecimento (oxidação)
  • Maior estabilidade em altas temperaturas

Mas afinal, qual desses é melhor para meu carro?

Não há uma regra certa a ser seguida, mas o melhor conselho é olhar no manual do veículo. Sempre fique atento ao óleo que está sendo utilizado no seu motor, pois veículos mais modernos requerem óleos lubrificantes de melhor performance.

Posso trocar o óleo mineral pelo sintético?  

Sim, e essa mudança só trará benefícios para você, por se tratar de um óleo lubrificante com menor teor de enxofre (maior proteção ao motor), maior resistência a oxidação (possibilidade de estender o intervalo de troca) e maior índice de viscosidade (maior proteção a altas temperaturas), não cria borras e nem perde a viscosidade, isso fará que seu veículo tenha uma melhor proteção e performance.

Total Lubrificantes sempre garantindo a máxima eficiência

Para você garantir o melhor desempenho e eficiência do seu carro, use sempre produtos de alta qualidade! A Total fornece uma vasta gama de lubrificantes, cada um com propriedades únicas que irão te auxiliar em qualquer situação. Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse.