Skip to content

25/06/2018 Notícia

A IMPORTÂNCIA DA LUBRIFICAÇÃO EM MAQUINÁRIOS INDUSTRIAIS

Óleo Industrial e Lubrificação Industrial: Benefícios e Importância

A lubrificação industrial é um aspecto fundamental para garantir o bom desempenho e a longevidade dos equipamentos utilizados em diversas indústrias. Nesse contexto, o óleo industrial desempenha um papel crucial como um lubrificante eficaz e versátil.

Para um bom desempenho no setor industrial, alguns cuidados são necessários com o maquinário. Sem um bom funcionamento dos recursos, os trabalhadores, provavelmente não conseguirão render 100% do seu trabalho. As empresas necessitam se manter sempre ativas no mercado, e a produção conseguindo suprir a demanda, caso isso não aconteça, pode ocorrer pequenos contratempos e inconvenientes.

Um dos responsáveis pela máxima eficiência dos equipamentos industriais nos processos de produção é o sistema de lubrificação. Aliados dos programas de manutenção planejada, os sistemas de lubrificação também exigem atenção, como: quais são os componentes que necessitam de reparos, lubrificações ou trocas de óleo?

Veja: Como escolher o óleo hidráulico certo?

Os lubrificantes agem formando uma camada protetora entre duas superfícies, amenizando o atrito entre ambas, reduzindo o desgaste das peças, protegendo contra corrosões, facilitando na limpeza e manuseio, evitando a fadiga de componentes mecânicos, dentre outras finalidades.

Cada máquina requer um tipo específico de lubrificante, isso pode incluir: graxas, óleo sintéticos e semissintéticos, minerais, biodegradáveis, automotivos, entre outros; mas todos os aparelhos industriais necessitam por obrigação de um sistema de lubrificação. Ele irá garantir a integridade dos componentes, sendo parte fundamental para o funcionamento de todo o conjunto. Na maioria das vezes, o desgaste e perda dos equipamentos são prematuros, tudo devido à falta de atenção na manutenção, ou a má aplicação de lubrificantes.

Para manter seu maquinário sempre funcionando, alguns cuidados são necessários para que o lubrificante não contamine e prejudique todo o sistema. Alguns vilões do sistema de lubrificação são:

Pó: em excesso pode acabar tapando as vias de lubrificação, não deixando o fluido correr pelo equipamento.

Água: além de poder provocar a corrosão das superfícies, quando acompanhada do lubrificante, forma emulsões que em conjunto com outras impurezas interferem diretamente no sistema de distribuição.

Fluido de corte: é de suma importância que os fluidos sejam separados para um bom funcionamento do conjunto e preservação do lubrificante.

Tipos de óleo industrial

Existem diferentes tipos de óleo industrial disponíveis, cada um adequado para uma aplicação específica. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  1. Óleo mineral: É um óleo básico derivado do petróleo. Possui propriedades de lubrificação adequadas para uma ampla gama de aplicações industriais, mas pode ser menos resistente a altas temperaturas.

  2. Óleo sintético: É formulado quimicamente e oferece propriedades superiores em comparação com o óleo mineral. É altamente estável em altas temperaturas, possui melhor capacidade de lubrificação e proteção contra desgaste.

  3. Óleo de base biológica: É derivado de fontes renováveis, como óleos vegetais ou gorduras animais. Esses óleos são considerados mais ecológicos e sustentáveis, pois possuem menor impacto ambiental em comparação aos óleos à base de petróleo.

  4. Óleo de corte: É um tipo específico de óleo industrial usado em operações de usinagem, como corte, perfuração e fresagem. Ele oferece propriedades de lubrificação e resfriamento para reduzir o atrito e a geração de calor durante o processo de usinagem.

Benefícios do óleo industrial

O uso adequado do óleo industrial traz diversos benefícios para as operações industriais, incluindo:

  1. Melhor desempenho e vida útil dos equipamentos: A lubrificação adequada com óleo industrial reduz o atrito e o desgaste das peças, prolongando a vida útil dos equipamentos e garantindo um desempenho eficiente.

  2. Menor consumo de energia: A redução do atrito proporcionada pelo óleo industrial resulta em menor consumo de energia, já que os equipamentos podem operar com maior eficiência.

  3. Proteção contra corrosão e oxidação: O óleo industrial com aditivos anticorrosivos protege as superfícies metálicas contra a corrosão, preservando a integridade dos equipamentos.

  4. Controle de temperatura: O óleo industrial desempenha um papel crucial na dissipação de calor e no controle de temperatura em equipamentos industriais, prevenindo o superaquecimento e garantindo a operação segura e estável.

  5. Redução de paradas não programadas: O uso adequado do óleo industrial, como a lubrificação regular dos equipamentos, ajuda a evitar falhas e paradas não programadas, o que resulta em maior produtividade e menor tempo de inatividade.

Por fim, algumas dicas podem te auxiliar na manutenção e preservação de suas máquinas.

A conscientização da equipe sobre a aplicação e importância do sistema de lubrificação no maquinário. O apoio técnico dos especialistas garante o desempenho e aumento da vida útil de qualquer ferramenta. Mas o mais importante é: a manutenção preventiva é o melhor sistema de controle!

A Total Brasil possui uma linha de produtos específica para as necessidades da indústria. Como por exemplo: o Nevastane, óleo lubrificante de grau alimentício indicado para sistemas hidráulicos. Além de proteger as peças contra a corrosão e desgaste, evita a contaminação conforme a exigência do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point System). 

Saiba mais sobre os óleos lubrificantes industriais da Total Brasil!