Skip to content

19/06/2018 Notícia

Tudo sobre óleos lubrificantes de motores 2 tempos e 4 tempos de motocicletas

Motocicletas 2 tempos e 4 tempos

Você com certeza já ouviu falar sobre veículos de motores 2 tempos ou 4 tempos, não é mesmo? Mas agora eu te pergunto: você sabe quais são as principais diferenças entre eles e suas respectivas exigências na hora da lubrificação? Pode deixar que nós te explicamos.

Primeiramente, devemos entender um pouquinho sobre as especificações e funcionamento de cada motor.

O Funcionamento DOS MOTORES 2T e 4T

O motor 2 tempos, dispensa o uso de dispositivos mecânicos que gerenciam a entrada e saída dos gases, à exemplo das válvulas de admissão, escape, correia ou corrente e comando de válvulas, que estão presentes nos motores 4T, o que torna a sua construção muito mais simples e leve, entretanto sua simplicidade dificulta o controle de mistura ar + combustível e emissão de gases, que prejudica o seu rendimento e controle de poluentes.

Lubrifricação DOS MOTORES 2T e 4T

A estratégia de lubrificação do motor 2T também é diferente, pois o óleo lubrificante é misturado com o combustível em uma proporção determinada por cada fabricante, fazendo com que o óleo seja consumido junto com o combustível, diferente do motor 4T, onde o sistema de lubrificação ocorre de forma independente ao do sistema de alimentação, de uma forma geral, mais eficiente.

Qual a interferência no óleo lubrificante nos motores 2T e 4T?

Sem entrar ao mérito das vantagens e desvantagens de ambas as tecnologias, as exigências de performance de ambos os óleos lubrificantes são bem diferentes. Por exemplo, um motor 4T de mototcicleta requer um pacote de aditivos diferente de um motor 2T, por conta da sua construção mecânica, por isso nunca se deve usar um óleo 2T em um motor 4T (vice-versa), pois a exigência do motor com controle de desgaste, arrefecimento, limpeza, compatibilidade com combustível (mistura, como o do sistema pré-mix) é bem diferente.

As Especificações

Isso de traduz nas especificações que cada tecnologia (2T e 4T) exige, pois cada tecnologia possui sua especificação. Motores 2T de motocicletas possuem especificações  API TC, JASO FD (FB) e ISO L-EGD, que possuem pacotes de aditivos que garantem compatibilidade ao se misturar com combustível e aditivos para garantir um nível de performance ao motor (anti-desgaste, limpeza e etc).

Já os motores 4T de motocicletas, possuem especificações diferentes, à exemplo da JASO MA,MA2  e API S, que possuem pacote de aditivos que garantem o devido controle de atrito dos componentes mecânicos e nível de performance ao motor, oferecendo maior limpeza, rendimento, proteção e auxiliando na redução de emissão de gases poluentes e economia de combustível ao motor.

Linha de produtos.

A ELF possui uma vasta gama de produtos para atender ambas as tecnologias, a linha Moto 4 (para motos 4T) com diversas viscosidades 10W-30, 10W-40, 15W-50 e 20W-50, e a linha Moto 2 (para motos 2T) nas opções mineral e sintética. Tudo isso para oferecer o que há de melhor e mais avançado em tecnologia de lubrificação.

Clique AQUI e consulte esses produtos!