Skip to content

20/06/2018 Notícia

Qual a função da Biela do Motor?

Biela do Motor

Para muitos, um simples problema no carro já é sinônimo de dor de cabeça, não é mesmo? O primeiro pensamento, na maioria das vezes, é o motor. Contudo, não é só de motor que o carro é feito. Buscando a resposta para seu problema, leva o veículo ao mecânico, e ele informa que o problema está na biela. Mas afinal, o que é a biela do motor? Confira nossa explicação a seguir.

O QUE É BATER BIELA

A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Ela difunde a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas ou mais conhecida como virabrequim.

Basicamente, essas hastes metálicas conectam os pistões ao virabrequim. Elas convertem o movimento de subida e descida em um movimento rotativo, fazendo o motor funcionar. Sua parte superior, também chamada de pé, se conecta ao pistão, e a parte inferior, ou cabeça, fica ligada ao virabrequim, gerando um movimento circular entre as partes.

Justamente por esta função, essa pequena peça exige cuidados redobrados. Caso tenha uma falha, o motor pode perder a sincronia. Este problema é mais conhecido como “motor batendo”, o que pode acarretar problemas graves no funcionamento do carro ou moto.

MANUTENÇÃO DA BIELA DO MOTOR

Para solucionar esses problemas, o primeiro passo é reconhecer a verdadeira causa deles. Há diversas razões para esses acontecimentos, como:

  • motor desregulado;
  • gasolina de má qualidade;
  • não trocar o óleo dentro do prazo adequado;
  • colocar um óleo inadequado;
  • rodar com o motor fora do giro ideal;

Manter o veículo em dia é sempre uma fator principal para evitar problemas como o da biela.