12/12/2018 Notícia

Compêndio de mecânica automotiva

aprendendo_mecanica_head_blog.png

Segundo dados do Denatran, no Brasil, a frota de automóveis mantém a proporção de um para cada quatro habitantes. Um grande volume de carros e, consequentemente, de motoristas por todo o país.

Grande parte desses condutores, no entanto, sabem pouco ou nada de mecânica automotiva. E não estamos falando em ser experts ou coisa do tipo, mas apenas conhecer o básico dos sistemas para, vez ou outra quem sabe, identificar e até realizar pequenos reparos por conta própria. Aliás, com esses pequenos cuidados do dia a dia, esses motoristas garantiriam maior vida útil das peças e dos componentes do veículo, obtendo economia de tempo e dinheiro.

Pois bem, para facilitar sua vida e te fornecer uma bagagem razoável em mecânica automotiva (que vai ser muito útil, acredite) fizemos esse pequeno guia para você. Provavelmente ele não vai resolver todos os seus problemas, mas será uma mão na roda (com o perdão do trocadilho).

Antes de qualquer coisa, é interessante que você conheça os sistemas do seu veículo (motor, transmissão, sistema de direção e freios). Nesse caso, recomendamos a leitura dessa publicação:

sistemas-mecanicos_v01_r1.png

 

Na sequência, recomendamos uma boa dose de leitura sobre manutenção preventiva! Aqui você vai conhecer alguns dos componentes mais básicos do automóvel, saber como eles funcionam e quando é a hora certa de trocá-los. Às vezes, para manter o veículo em dia, só é preciso lembrar as datas de manutenção.

total_blog_thumbnail-_filtro-de-ar_v1_r1.png
total_blog_thumbnail-_fuido-de-freio_v1_r0.png
total_blog_thumbnail-_balanceamento1_r0.png
total_blog_thumbnail-_oleo_v1_r0.png
total_blog_thumbnail-_oleo-queimando_v1_r0.png
total_blog_thumbnail-_graxa_v1_r0.png

 

A grande parte do que pode acontecer com seu veículo está relacionado aos tópicos acima e com cuidado você será apto a identifica-los sem muitos problemas. Se, no entanto, você tiver mais dificuldades, saiba que pode contar com o youtube e os blogs de mecânica automotiva. A dica pode parecer um pouco genérica, mas é sempre válido lembrar dessas ferramentas! Afinal, existem muitas páginas e canais especializados com conteúdo excelente a sua disposição. E também pode contar com o nosso blog,  sempre atualizado com publicações sobre mecânica automotiva para você!