16/11/2018 Notícia

A importância dos filtros para os veículos: ar, combustível e óleo

filtros_automotivos.png

O motor do seu carro é um sistema bastante sofisticado e precisa de algumas condições específicas para funcionar corretamente. Uma delas é eliminar, ou pelo menos diminuir substancialmente, as impurezas em óleos e fluídos necessários para o seu funcionamento. Afinal, mantendo-o limpo você garante a performance e a durabilidade dos componentes.

Nesse momento entra em cena os filtros automotivos, sob os quais falamos a seguir:

Filtro de ar

Para que serve?

O filtro de ar serve para evitar que as partículas de impureza do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Com ele em dia reduz-se o desgaste em componentes como pistões e bielas, além de reduzir o consumo de combustível.

Quando trocar?

A troca desse filtro varia, dependendo da validade do filtro ou da quilometragem do veículo. Em regiões urbanas a recomendação é de trocá-los a cada 10 mil quilômetros, já nas áreas rurais o ideal é que se troque a cada 5 mil quilômetros.

Filtro de combustível

Para que serve?

Como o próprio nome já revela, esse filtro serve para impedir que todas as impurezas presentes no combustível (ferrugem, água, poeira, etc) cheguem à bomba e aos bicos injetores do motor. Sem ele o carro pode apresentar problemas no sistema de injeção e deve eliminar mais resíduos com a queima do combustível.

Quando trocar?

De maneira geral a recomendação é trocá-lo a cada 10 mil quilômetros rodados, mas vale uma consulta no manual do seu carro para saber a indicação da própria montadora.

Filtro de óleo

Para que serve?

O filtro de óleo atua na retenção de resíduos causados pela fricção do motor e da queima do combustível nos óleos lubrificantes do motor. Negligenciar a troca dele é diminuir o desempenho e a longevidade das peças do motor.

Quando trocar?

Atualmente a recomendação das montadoras é de realizar a troca do filtro de óleo no mesmo momento da troca de óleo. Nesse caso, consulte o manual do seu veículo para saber quando fazer a troca de óleo e já aproveite para trocar o filtro.

Filtro de ar-condicionado

Para que serve?

Esse não tem ligação alguma com o motor, mas é um filtro importante para o motorista. Por meio dele, filtra-se o ar que deve entrar na cabine do motorista e retira-se odores desagradáveis que poderiam estar entrando no veículo.

Quando trocar?

Depende de onde o motorista anda, situações de engarrafamento são mais prejudiciais, por exemplo. Para facilitar, a regra é dar uma olhada nesse componente a cada 20 mil quilômetros rodados.

Pronto, agora você sabe tudo o que precisa sobre filtros automotivos! Se precisar revisá-los passe em um dos nossos postos de troca rápida de óleo, os ROC’s!