09/01/2019 Notícia

Tipos de pneu de caminhão: saiba como escolher o melhor

total_blog-_pneu-de-caminhao_v1_r0.png

O pneu é um item indispensável em qualquer veículo e errar na escolha dele pode não só causar prejuízos, tais quais desgaste antecipado e perda de performance, como também ser potencialmente perigoso para o condutor. E no caso dos caminhões, que rodam longos períodos em diferentes condições de estrada e com variadas cargas, essa escolha é ainda mais importante.

Mas então, como escolher o pneu para o seu caminhão? Quais os tipos disponíveis no mercado e quais são os melhores? Bem, essa pergunta não tem uma resposta certa. Você vai precisar avaliar alguns pontos antes de decidir o tipo de pneu que mais se adequa ao seu caminhão, mas tudo bem porque vamos te mostrar como fazer isso...

Antes mesmo de escolher o tipo de pneu que melhor se encaixa na forma de uso do seu caminhão, você precisa levar em conta algumas variáveis:

1. Qual a sua velocidade média de tráfego?

2. Qual o tipo de carga que você costuma levar?

3. Quais são os tipos de trajeto que você costuma enfrentar?

Com essas respostas em mente você já consegue filtrar uma boa parte dos pneus que atendem a sua necessidade. Aí, podemos categorizá-los mais ou menos assim:

Pneus para trajetos Urbanos (alta severidade)

Ideal para quem enfrenta trajetos que exigem muitas manobras e constantes mudança de velocidade, com aceleração e frenagens frequentes. Como o próprio nome sugere, esse tipo de pneu é mais utilizado por ônibus e caminhões de entrega que circulam bastante pelo trânsito das cidades.

Pneus para trajeto Rodoviário (baixa severidade)

Para percursos sem muitas alterações de direção e que mantém uma velocidade constante do veículo, os famosos “retões”, esse é o pneu indicado. Com eles você reduz os desgastes, ganha em rendimento e economia de combustível. É bastante usado por caminhões de empresa que fazem trajetos definidos.

Pneus para trajeto Regional (Média severidade)

Eis um meio termo entre os dois citados acima. Com esse tipo de pneu o veículo consegue enfrentar estradas com aclives e declives mais acentuados, além de obter um bom desempenho em retas e durabilidade para quem anda na cidade. É a mais indicada para quem roda pelo Brasil, andando por vários lugares diferentes.

Pneus para trajeto Misto

Para veículos que trafegam tanto entre trechos asfaltados como em terra, o pneu misto garante o desempenho e a segurança. É bastante usado em áreas agrícolas ou em caminhões de coleta e construção.

Pneus para trajeto Off-road

Quando grande parte do tempo o veículo está em locais acidentados, com pedras, terra e terrenos acidentados, esse é o pneu indicado. É bastante usado por mineradoras e outros setores que passam bastante tempo em território pouco amistoso.

Por fim, e bastante importante, lembre-se de escolher por um pneu do tamanho correto, normalmente indicado pelo fabricante no próprio manual. A montadora fez diversos testes para saber qual o pneu indicado para o modelo do seu veículo e desrespeitar isso pode resultar em queda de eficiência ou até danos. Além disso, consulte se o pneu que está escolhendo pode ser utilizado em qualquer posição ou é feito para algum eixo específico. Isso também conta bastante e pode afetar o desempenho.