24/01/2019 Notícia

Tudo sobre amortecedores

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Quem anda bastante de carro ou pega muita estrada sabe que, vez ou outra, vai ter de enfrentar buracos e caminhos poucos amistosos. Nesses momentos, o sistema de amortecedores devem entrar em ação para proteger seu veículo e garantir mais conforto para você.

Nós te ajudamos a entender como o sistema de amortecedor funciona, como preservá-lo e quando é hora de procurar a ajuda de uma oficina.

Geralmente um amortecedor conta com: dois cilindros (um externo e um interno), uma haste com pistão e uma válvula de retenção. É no cilindro interno, ou câmara de pressão, que estão a haste com pistão, responsável por comprimir o fluído hidráulico durantes as movimentações do veículo, e a válvula de retenção, para regular a passagem desse fluído entre as câmaras de pressão e reserva (o espaço entre os cilindros externo e interno).

De forma prática, funciona mais ou menos assim: numa lombada ou buraco, o amortecedor se encolhe com a subida da roda, aproximando o pistão da válvula de retenção e aumentando a pressão interior do cilindro. Com a passagem limitada do fluido hidráulico da área interna para a externa, por entre as aberturas da válvula de retenção, o amortecedor consegue manter a estabilidade da roda, sem deslocamentos brutos. Na sequência do movimento, o amortecedor volta a esticar, o pistão sobe novamente e puxa o óleo que estava na parte externa para a parte interna do veículo, regulando novamente a roda.

Agora que você já tem uma ideia de como esse sistema funciona, vamos aos cuidados que você deve manter. Primeiro, lembre-se de manter o veículo sempre alinhado e balanceado, isso ajuda a evitar o desgaste das rodas e, consequentemente, dos amortecedores; Em seguida, tente sempre desviar de buracos desnecessários ou estradas de terra, a poeira e os cascalhos também pode prejudicar o desempenho do sistema; Por fim, lembre-se sempre de checar o amortecedor durante as revisões de rotina. Uma revisão a cada 40 mil km é uma boa pedida, mas isso também vai depender do tipo de percurso que você anda enfrentando.

Além disso, se o carro estiver trepidando muito na pista, as curvas e freadas estiverem menos estáveis ou você perceber um ruído toda vez que a suspensão é exigida, passe na oficina para uma revisão.

E se quiser saber mais sobre mecânica e óleos lubrificantes, continue lendo as matérias em nosso blog!